Conheça os benefícios da massagem para a saúde



A massagem (massoterapia) promove um momento de relaxamento e bem-estar. Após enfrentar a correria do dia a dia e muitas vezes o estresse no trabalho, ter um momento só seu para desfrutar de um tempo tranquilo em um ambiente calmo pode fazer muita diferença na sua vida. Mas o que acontece no nosso corpo durante uma massagem e por que essa prática promove tantos benefícios para a saúde? Confira alguns exemplos:


Circulação sanguínea

A massagem estimula a circulação do sangue, por isso contribui com a eliminação de resíduos da corrente sanguínea. Também ajuda a reduzir o ritmo cardíaco e, como consequência, mantem a pressão arterial controlada.


Prevenção ou diminuição das dores

A melhora da circulação sanguínea também aumenta a oxigenação nas áreas afetadas, contribuindo com a redução da inflamação e cicatrização das regiões lesionadas. O próprio contato das mãos do massagista na pele alivia as tensões, o que proporciona um efeito muito relaxante.


Melhora da resistência

A eliminação de resíduos provocada pela massagem desintoxica o corpo todo, o que fortalece o sistema imunológico, já que o sangue circula pelo organismo de maneira mais fácil. Outros benefícios incluem uma maior elasticidade da pele e a redução de problemas estomacais e intestinais porque a massagem ajuda nas secreções gástricas.


Combate ao estresse

Relaxamento é a primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em massagem. Pessoas estressadas que vivem sob constante pressão podem ter a vida transformada com sessões periódicas de massagem. O toque das mãos é um poderoso instrumento de alívio das tensões e da redução dos níveis de cortisol na corrente sanguínea, o chamado hormônio do estresse, que gera uma série de prejuízos à saúde. Por isso, para quem está à beira de um ataque de nervos, dar uma passadinha no massoterapeuta é uma ótima pedida.


Otimizando os resultados

Uma sala calma, silenciosa, música relaxante, aromas, enfim, o ambiente deve ser preparado para criar um clima de absoluta tranquilidade para a pessoa que está recebendo a massagem. Uma prática que ajuda a potencializar o efeito é aquecer o corpo por alguns instantes antes da massagem. O calor aumenta a circulação do sangue e por isso os efeitos podem ser ainda maiores. É recomendável fazer uma aplicação de luz infravermelha a cada 15 minutos e o calor gerado deve ser suportável pelo paciente.


Quando a massagem não é recomendada

Em algumas situações, a massagem em vez de oferecer benefícios à saúde pode causar riscos a depender do quadro do paciente. Traumatismos recentes, músculos gravemente lesionados, doenças infecciosas de pele, varizes avançadas e febre são alguns quadros em que a massagem deve ser evitada. Se a pessoa já está com esse tipo de diagnóstico ou tenha alguma suspeita deve ter uma autorização médica para se submeter à massagem.


Portanto, para quem busca relaxamento e aquele tempo só para si, uma massagem oferece benefícios para todo o corpo e também para a mente. Vale a pena experimentar e incluir a massagem na rotina do dia a dia.


#massagem #massoterapia #medicinatradicional






Posts recentes

Ver tudo

Já sabemos que viajar faz muito bem: ajuda a reduzir o estresse, aumenta a autoestima, diminui o risco de algumas doenças e desenvolve ainda mais o nosso conhecimento; e claro que ótimo para fugir da